segunda-feira, 24 de maio de 2010

Dia Nacional do Café: comemore e aprecie!

Todo dia é dia de café, como comprova o fato de 97% dos brasileiros acima dos 15 anos consumirem ao menos uma xícara diariamente. Mas desde 2005 a data 24 de maio foi incorporada ao Calendário Brasileiro de Eventos como Dia Nacional do Café.

Tradicionalmente, o café faz parte da cultura brasileira, sendo consumido logo pela manhã, depois do almoço e no café da tarde. O alimento desperta e anima, dá energia e vitalidade. Mais recentemente, o produto - produzido cada vez mais com diferencial de qualidade graças a estudos desenvolvidos pelo Consórcio Pesquisa - tem conquistado ainda mais espaço no mercado ao se combinar harmoniosamente com ingredientes diversos, resultando em receitas deliciosas, quentes ou geladas, ampliando suas possibilidades de consumo no Brasil e no mundo. E, para ganhar ainda mais "adeptos", argumentos científicos não faltam. Pesquisas em Café & Saúde, lideradas pelo médico Darcy Lima, comprovam que o café, além do seu sabor e aroma reconhecidamente aprovados pelos brasileiros, faz muito bem também à saúde humana. Consumido moderadamente (na quantia de três a quatro doses por dia), aumenta a capacidade de concentração, a memória e o estado de alerta, sendo indicado não só para jovens e adultos, mas também para crianças, neste caso, misturado ao leite.

A sugestão de se criar o Dia Nacional do Café foi feita ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café com o objetivo de promover, valorizar e manter viva, junto aos consumidores, a importância histórica deste produto que é cultivado há 283 anos em terras brasileiras.



Começou em 1727, quando o oficial português Francisco Palheta trouxe, da Guiana Francesa para o Pará, as primeiras mudas. Do Pará o café foi para o Rio de Janeiro e, de lá, seguiu para o Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo. Via Serras Fluminenses, conquistou Minas Gerais e, em seguida, Paraná e Espírito Santo. Hoje tem forte presença também na Bahia e em Rondônia. Durante todo esse processo de expansão pelo Brasil deixou marcas sócio-culturais e econômicas fortes. É unânime que o café fez e faz parte da História de desenvolvimento do Brasil e sua trajetória, cada vez adaptada aos novos tempos e suas demandas, ainda tem muito a ser trilhada. Atualmente somos o País com maior produção e exportação de café em todo o planeta e o segundo maior mercado consumidor mundial.

Correct Coffee from pereiracafes on Vimeo.

Em comemoração ao Dia Nacional do Café, fazendas e cafeterias terão programações especiais. Para essa data cafeterias, produtores e fazendas históricas do Circuito das Águas Paulista estão lançando um roteiro turístico inusitado: a Rota Comemorativa do café, que tem data e horário para começar e terminar. O roteiro inclui visita às fazendas e às propriedades rurais e eventos especiais nas cafeterias no centro das cidades, no período de 22 a 30 de maio.

As propriedades Hotel Pousada Vale do Ouro Verde, em Serra Negra, a Fazenda Santa Isabel, Pousada da Fazenda e Pousada Cafezal em Flor, em Monte Alegre do Sul e a Fazenda Palmares, em Amparo, receberão turistas que poderão caminhar pelas plantações e acompanhar todo o processo desde o plantio, tratos culturais, torrefação. Também poderão participar de palestras sobre a história do café na região, além de degustar os cafés produzidos nas propriedades, todos de excelente qualidade.

Dentro da programação há, ainda, as visitas às cafeterias nos centros dessas cidades como a Le Caffé, em Serra Negra; Grão café Boutique, em Monte Alegre do Sul e Aroma café, em Amparo, que costumam servir cafés plantados na região.

Comemore esse dia e aprecie bons cafés!

As informações são da Embrapa, PEC/Café e Abic, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário