quinta-feira, 20 de maio de 2010

20/05: Mercado cai, com perdas amenizadas


Com o mercado de commodities fragilizado com a crise que rodeia o mercado financeiro, o café acabou finalizando mais um dia de queda.

Depois de cair 225 pontos, o mercado de café para o vencimento julho na ICE Futures recuperou e fechou com queda de 85 pontos a 131,65 cents.

O café não esta imune a especulação ocasionada pela crise européia e a qualquer momento os fundos podem amenizar suas posições e ocasionar perdas mais expressivas. Num ambiente de stress como estamos convivendo, é normal os investidores buscarem portos mais seguros e procurarem outros investimentos como os títulos americanos, ouro e até mesmo o dólar. As commodities não são vistas com bons olhos dentro desse contexto.

Apesar de tudo o que aconteceu hoje, inclusive da queda assustadora do índice Dow Jones que caiu 3,6% e quase rompeu o nível psicológico dos 10.000 ptos, o mercado de café teve uma atuação até certo ponto interessante. A mínima atingida hoje de 130,25 praticamente atingiu o suporte de 130,00 cents que é considerado forte pelos players. Como não rompeu esse nível, as cotações subiram rapidamente e fecharam num patamar menos preocupante.

Contudo, o mercado de café deve seguir no rastro do mercado financeiro. Uma abertura em alta dos índices internacionais deve propiciar um movimento de recuperação dos preços, caso contrário, o nível dos 130,00 cents deve ser testado novamente.

Os estoques certificados continuam recuando. Desta vez a queda foi de 2.920 sacas totalizando 2.354 milhões de sacas. Os contratos em aberto subiram 1.177 lotes para 134.852 contratos. O volume de negócios foi de 29.514 lotes. Foram negociados 4.473 calls e 3.886 puts.

Abaixo segue o gráfico semanal do café base julho NY. O mercado esta dentro de um triângulo simétrico com destaque para o suporte de 130 cents.

*Click na imagem para ampliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário