Depois de caminhar nos dois sentidos, os preços futuros do café arábica terminaram a terça-feira com perdas marginais na bolsa ICE Futures US, em Nova York. O mercado adotou um tom de acomodaçăo como sequęncia ao recuo registrado recentemente.
Os lotes para entrega em dezembro, os mais movimentados, caíram 15 pontos ou 0,11% e fecharam a 136,35 cents/lb. De acordo com o analista James Cordier, da corretora Optionsellers.com, as duas sessőes seguidas de variaçăo negativa, combinadas ŕ queda dos preços das açőes, produziram uma continuidade da liquidaçăo de posiçőes de compra. "Tivemos um bom rali no café nas últimas tręs semanas, corremos para as vendas do Brasil perto dos 145 cents e agora provavelmente vamos liquidar por alguns dias", acrescentou.
Um operador afirmou que o fato de o dólar ter permanecido firme hoje e as açőes năo terem apresentado direçăo comum confirmou que os futuros de café ficariam presos ao intervalo ocupado durante o pregăo de ontem. Um relatório pessimista sobre a confiança do consumidor dos Estados Unidos foi divulgado hoje, o que pesou sobre os preços das açőes e ajudou a fortalecer o dólar. Essa queda inesperada na confiança do consumidor cria incerteza sobre o futuro da demanda por café pelo consumidor final, segundo um operador.
O mercado recebeu hoje a estimativa do Escritório Geral de Estatísticas do Vietnă para as exportaçőes de café em outubro. Espera-se que haja um aumento de 54% para 60 mil toneladas na comparaçăo com o mesmo męs no ano anterior. De janeiro a outubro, o Vietnă exportou 15,8 milhőes de sacas de café, o que representa um aumento de 17% ante o ano passado. Na Costa Rica, a produçăo da safra 2009/10 deverá crescer 7,2% para 1,7 milhăo de sacas, conforme o Conselho de Café Costa-riquenho. Esta é a segunda estimativa oficial para o novo ano-safra e é um pouco superior ŕ projeçăo inicial de 1,16 milhăo de sacas. Segundo a bolsa ICE Futures US, o volume estimado de contratos negociados hoje foi de 9,7 mil lotes, além de 2,5 opçőes de compra e 447 opçőes de venda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário