segunda-feira, 26 de outubro de 2009

22/10: Realizações de lucros levam café para baixo

Os preços futuros do café arábica negociado na bolsa ICE Futures US, em Nova York, encerraram a quinta-feira em ligeira baixa. Participantes do mercado realizaram lucros em pressionaram as cotações. Os lotes mais negociados, para entrega em dezembro, fecharam a 143,65 cents/lb, baixa de 65 pontos ou 0,45%.

Segundo o analista James Cordier, da corretora OptionSellers.com, a recuperação dos preços das ações durante o dia permitiu que os futuros de café saíssem das mínimas. Ele avalia, ainda, que nos últimos dias as vendas de posições estão relacionadas a operações de hedge de produtores brasileiros.

Hoje, o dólar se mostrou mais firme ante as principais moedas internacionais e pesou sobre a maioria dos mercados de commodities. Além disso, o petróleo se desvalorizou e aumentou a influência negativa sobre os futuros.

Cordier acredita, no entanto, que o mercado de café permanece bastante otimista e os preços são sustentados por fundamentos. Ele acrescentou que fundos especulativos têm "impulsionado o mercado para cima" recentemente. O aumento do número de contratos abertos demonstra o maior interesse dos fundos por este mercado, segundo o analista.

Sterling Smith, analista da corretora Country Hedging, declarou que os futuros encontram forte resistência entre a máxima de junho a 145,0 cents/lb e os 146,45 cents/lb. Smith avalia que o clima nas regiões produtoras do Brasil está, em grande parte, favorável, apesar do excesso de umidade em algumas áreas.

O volume estimado de contratos negociados hoje, segundo a ICE Futures US, foi de 18,2 mil lotes, além de 2,5 mil opções de compra e 2,5 mil opções de venda. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário