quarta-feira, 21 de outubro de 2009

20/10: Café fecha em baixa com realizações de lucros

Depois de duas sessões de ganhos consideráveis, os preços futuros do café arábica encerraram a terça-feira em baixa na bolsa ICE Futures US. Participantes do mercado realizaram lucros e fizeram as cotações recuarem. O contrato mais ativo, com vencimento em dezembro, caiu 245 pontos ou 1,70% e fechou a 141,80 cents/lb.

Os traders têm se ocupado em acompanhar a evolução das chuvas que incidem sobre as lavouras do Brasil, em meio a rumores de que o volume incomum de precipitações poderia ser nocivo à floração da safra 2010/11, que está em desenvolvimento. Esses boatos sustentaram, em parte, a valorização registrada hoje nos Estados Unidos, segundo traders.

O analista James Cordier, da corretora Optionsellers.com, chamou esses rumores de "absurdos", e disse que a chuva "vai produzir uma safra abundante em 2010". Em âmbito técnico, um operador avaliou que existe "suporte substancial aos 139,50 cents, a média móvel em 9 dias".

O café chegou a caminhar em terreno negativo, de modo que ordens automáticas de venda aceleraram o declínio do contrato dezembro. Mas logo surgiram compras de torrefadores, quando os preços estavam em seus níveis mais baixos no dia, segundo operadores. Compras de fundos continuam, à medida que o Deutsche Bank segue reposicionando um de seus fundos de índices, de acordo com alguns traders.

O mercado recebeu hoje a estimativa da torrefadora italiana Illy, que acredita em um grande aumento no tamanho dos estoques mundiais de café no ciclo 2010/11, já que uma safra recorde aumentará o fornecimento após anos de oferta apertada. A avaliação é de Andrea Illy, CEO da torrefadora. Segundo a projeção da empresa, a produção mundial de café na temporada 2010/11 chegará a 145 milhões de sacas de 60 quilos, mais do que as 132 milhões de sacas de 2009/10.

A expectativa é de que o consumo mundial de café em 2010 totalize algo em torno de 135 milhões de sacas, o que representa um superávit de 10 milhões de sacas, de acordo com a projeção da Illy. A CEO também afirmou que ainda é prematuro dizer que as chuvas recentes no Brasil estão danificando a safra 2010/11.

O volume estimado de contratos negociados hoje, segundo a bolsa ICE Futures US, foi de 12,4 mil lotes, além de 2,5 mil opções de compra e 3,3 mil opções de venda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário