terça-feira, 20 de outubro de 2009

16/10: Alta forte com fatores técnicos

Os contratos futuros de café arábica na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) foram empurrados para níveis mais altos nesta Sexta-feira com compras técnicas e de indústrias.
Preocupações com chuvas no Brasil também favoreceram os preços, disseram traders. O vencimento para dezembro fechou em alta de 3,7% (510 pontos), a 142,85 cents.
"Nós temos um mercado climático em desenvolvimento no Brasil", disse James Cordier, fundador da Optionsellers.com. Trader de café de longa data, Cordier acrescentou: "não me lembro de um período tão molhado para floração, mas é o que eles estão dizendo. Houve um grande volume de chuva nos últimos 30 dias, e traders estão dizendo que foi demais. Acho que os traders devem repensar a ideia que têm de muito molhado".
As principais regiões produtoras brasileiras devem continuar com moderadas a pesadas chuvas até o fim deste mês, informou a Somar Meteorologia. "As chuvas serão intensas na próxima semana e, em seguida, serão intermitentes entre 26 e 30 de outubro", comentou o meteorologista Celso Oliveira, da Somar. Embora a chuva tenha prejudicado o fim da recente safra de arábica no Brasil, é amplamente esperado que o tempo chuvoso venha a favorecer os cafezais para que produzam uma boa florada e botões que, eventualmente, se transformarão em cerejas para uma maior safra cíclica em 2010/11.
Várias rodadas de stops de compra foram acionadas nesta sexta-feira, acelerando a escalada de alta na ICE. O mercado rompeu a resistência de 10 de agosto, a 141,65 cents. O mercado atingiu o nível mais elevado desde Junho de 2009.
Traders do mercado de café também disseram que comentários sobre o Deutsche Bank AG, maior banco da Alemanha, também teriam ajudado o café. O banco estaria promovendo um reposicionamento em um de seus fundos de índice, que pode incluir os mercados de commodities softs. Isso teria oferecido sustentação à alta mais forte no café, disseram operadores. O volume negociado na ICE foi estimado em 26.291 lotes.
No mercado de opções, foram negociadas 1.859 opções de compra e 1.732 opções de venda. Os contratos futuros de café robusta na Bolsa de Londres (Liffe) fecharam em alta. Novembro/09 subiu 17 dólares, a 1.460 dólares/t. Janeiro/10 avançou 19 dólares, a 1.496 dólares/t. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário