domingo, 25 de abril de 2010

23/04: Depois de rally, mercado fecha com alta modesta

Os contratos futuros de café arábica voltaram a registrar ganhos modestos na bolsa ICE Futures US, em Nova York. O comportamento do dólar - que se enfraqueceu ao longo da sessão - foi influência positiva para o mercado. Além disso, o café manteve sólido suporte técnico acima das mínimas do fim de fevereiro. Posição mais líquida, o contrato julho fechou em alta de 50 pontos ou 0,38%, cotado a 131,95 cents/lb. Na semana, acumulou valorização de 0,80%.

Os futuros oscilaram durante o dia, em reação ao movimento do dólar, e terminaram pouco além de onde começaram o dia, segundo o analista Jimmy Tintle, da corretora Transworld Futures. Quando o mercado de café fechou, o índice dólar caía. "O balanço no câmbio estabeleceu também um balanço nas commodities", comentou.

De qualquer forma, analistas consideram que o fato de o contrato julho ter se mantido acima da mínima de 130 cents/lb, registrada em 25 de fevereiro, deu certa estabilidade aos futuros. Hoje, esteve sempre acima dos 131 cents/lb.

Analistas lembraram que a atual situação de oferta apertada, além da tendência sazonal, pode ajudar o café a manter o nível de preço. Segundo James Cordier, analista da OptionSellers.com, a oferta de café de qualidade é pequena neste momento, principalmente em países como Colômbia e Honduras. Mas a chegada da safra brasileira é um fator que deve limitar o avanço dos futuros.

Tintle declarou que "estamos vendo alguns sinais de vida no caminho de alta. Os altistas realmente precisam ver um fechamento acima de 133 cents para mantê-los". Ele explicou que, historicamente, costuma surgir uma "atmosfera de compras" nas próximas semanas. O analista Boyd Cruel, da Vision Financial Markets, avisou que isso ocorre porque o mercado incorpora prêmios de risco relacionados ao clima, antes do inverno brasileiro. Cordier avalia que as vendas da safra brasileira podem segurar os ganhos na área entre 133,50 e 134 cents/lb.

A ICE Futures US informou que o volume estimado de contratos negociados hoje foi de 14,1 mil lotes, além de 4,5 mil opções de compra e 745 opções de venda. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário