quinta-feira, 8 de abril de 2010

07/04: Dólar influência queda do café

Sob influência da força do dólar, os contratos futuros de café arábica registraram perdas hoje na bolsa ICE Futures US, em Nova York. Outros mercados se refletiram no café e estimularam realização de lucros. Os lotes para entrega em maio, os mais líquidos, fecharam com perdas de 165 pontos ou 1,19%, cotados a 137,55 cents/lb. Embora as compras de fundos especulativos tenham sustentado os futuros nas últimas duas semanas, essa tendência perdeu força nesta quarta-feira.

O dólar se firmou na medida em que seguem incertas as condições do pacote de alívio da dívida da Grécia, o que estimula aplicações menos arriscadas. Outras commodities se desvalorizaram, como o petróleo, o algodão, o cacau e o cobre. O contrato maio de café seguiu se afastando da máxima em dois meses observada na segunda-feira, de 139,85 cents/lb. Os indicadores mostram que o mercado se manterá abaixo da resistência nos 140 cents/lb.

Segundo o analista Márcio Bernardo, da Newedge USA, "não há notícias sobre fundamentos chegando a esse mercado". Ele explicou que se trata, principalmente, do fluxo de capital nas commodities.

O café oscila dentro de um intervalo técnico entre 137 e 140 cents/lb, pois a oferta apertada no mundo dá suporte ao mercado, mas a expectativa de uma grande safra no Brasil limita eventuais ganhos. Traders esperam que a produção brasileira de 2010/11 resulte entre 48 e 50 milhões de sacas de 60 kg.

Bernardo acrescentou que, embora vendas de origem tenham se somado às perdas nesta quarta-feira, os produtores aguardam uma elevação dos preços e evitam vender neste momento.

De acordo com a ICE Futures US, o volume estimado de contratos negociados hoje foi de 24,4 mil lotes, além de 2 mil opções de compra e 1,5 mil opções de venda. Veja abaixo como ficaram os principais vencimentos do café em Nova York e Londres. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário