quarta-feira, 14 de abril de 2010

14/04: Mercado fraco com rolagem de posições (Maio/Julho)



Operações de spread entre contratos de café arábica de diferentes vencimentos fizeram com que os futuros terminassem o dia com perdas marginais na bolsa ICE Futures US, em NY. O contrato com vencimento em maio fechou a 131,85 cents/lb, em baixa de 35 pontos ou 0,26%.

Segundo o analista Hernando de La Roche, diretor de gerenciamento da Hencorp Becstone Futures, a atividade de spread dominou o volume de negócios, já que os traders rolaram posições do vencimento maio para julho. O primeiro dia de notificações de entrega relativas ao contrato maio é 22 de abril.

Durante a sessão, os preços mantiveram o viés de baixa. de modo que atingiram o nível mais baixo em três semanas, a 131,70 cents/lb. De la Roche afirmou que vendas de especuladores e produtores de café foram compensadas por compras de torrefadoras nas mínimas.

Os preços têm recuado há uma semana. O momento altista perdeu força depois que o contrato maio se mostrou incapaz de romper 140 cents/lb. O analista Tom Mikulski, da corretora Lind-Waldock, disse que "no mercado de café, a tendência é de queda", mas o suporte se encontra a 130 cents/lb.

Na Colômbia, infestações da praga broca estão afetando a produção na província de Caldas, a terceira maior produtora do país. De acordo com a Federação Nacional de Produtores de café da Colômbia, a província responde por metade da produção da região de Eje Cafetero, que, por sua vez, representa 23% da safra nacional.

No Vietnã, o governo oferecerá empréstimos subsidiados a empresas para ajudar na compra de 200 mil toneladas (algo ao redor de 3 milhões de sacas) de café nos próximos três dias, para estocagem e auxílio aos produtores que enfrentaram dificuldades financeiras. O país é o segundo maior produtor mundial, atrás apenas do Brasil.

A bolsa ICE Futures US informou que o volume estimado de contratos negociados hoje foi 40,5 mil lotes, além de 4,2 mil opções de compra e 2 mil opções de venda. Veja abaixo como ficaram os principais vencimentos do café nas principais bolsas. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário