Os preços futuros do café arábica encerraram a quinta-feira com variação positiva na bolsa ICE Futures US, em Nova York, impulsionados por dados positivos sobre o crescimento econômico dos Estados Unidos.
Os contratos mais movimentados, com vencimento em dezembro, subiram 215 pontos ou 1,60% e fecharam a 136,75 cents/lb.
A maioria das commodities, inclusive o café, registrou ganhos hoje depois que o Departamento do Comércio dos Estados Unidos informou um crescimento anualizado de 3,5% no PIB norte-americano, no terceiro trimestre. As expectativas ficavam em torno de 3,2%. Esse aumento se deu, em grande parte, por uma elevação de 3,4% no consumo.
Dessa forma, os Estados Unidos saíram tecnicamente da recessão. A notícia mostrou que o consumo permanece forte no país e muitos traders acreditam que haverá um aumento da demanda por commodities no mercado físico. "Embora o relatório sobre o PIB esteja sujeito a uma revisão, certamente se trata de um passo na direção certa", disse o analista Sterling Smith, da corretora Country Hedging.
Smith afirmou que o dólar foi pressionado pelos resultados da economia e o mercado acionário se aqueceu, o que encorajou traders a assumir investimentos mais arriscados, como as commodities.
Outra notícia importante divulgada hoje foi a de que a safra mundial de café 2009/10 terá excedente de 14,66 milhões de sacas, segundo o BNP Paribas Fortis Bank. Trata-se de uma pequena redução ante a estimativa de junho, de 14,86 milhões de sacas. O Fortis calcula que a produção mundial deverá ficar em 143,2 milhões de sacas na safra 2009/10, ante 133,86 milhões no período anterior. Analistas do Commerzbank esperam maior oferta no Brasil, na Colômbia e na América Central no ano que vem. Eles acreditam que os futuros subirão alguns degraus, mas que ficarão próximos aos 150 cents/lb no ano que vem. De acordo com a bolsa ICE Futures US, o volume estimado de contratos negociados hoje foi de 18,16 mil lotes, com 3,4 mil opções de compra e 1,3 mil opções de venda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário