quinta-feira, 5 de novembro de 2009

04/11: O mercado de café não consegue dar sequência ao movimento de alta

Os preços futuros do café arábica encerraram a quarta-feira com perdas marginais na bolsa ICE Futures US, em Nova York, pressionados por realização de lucros. Os lotes para entrega em dezembro, os mais negociados, fecharam em baixa de 35 pontos ou 0,25%, cotados a 140,75 cents/lb.

O dólar recuou em relação ao real e as ações se valorizaram, fatores que influenciaram o mercado positivamente. Mas os participantes do mercado estavam um tanto ansiosos quanto à decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) para as taxas de juros e evitaram comprar mais.

Há pouco o Fed anunciou que os juros foram mantidos entre zero e 0,25% ao ano, nível em que estão desde dezembro passado. O Fed também melhorou sua avaliação sobre o estado da economia, de modo que o mercado acionário respondeu positivamente.

Os traders também continuam preocupados com a floração da safra brasileira, já que o excesso de chuvas pode ter prejudicado seu desenvolvimento. Ainda há incertezas sobre a qualidade e a produtividade das lavouras.

O analista James Cordier, da corretora Optionsellers.com, disse que "a discussão permanece em quanto a floração foi reduzida no Brasil por causa das chuvas". No entanto, ele sente que esses rumores estão exagerados e que a safra 2009/10 não sofrerá tanto quanto muitos andam dizendo. Apesar disso, Cordier acredita que a produção possa cair 1 milhão de sacas, para 3 milhões de sacas. O Brasil é o maior produtor mundial da commodity.

De acordo com a bolsa ICE Futures US, o volume estimado de contratos negociados hoje foi de 21,6 mil lotes, com 4,5 mil opções de compra e 2,7 mil opções de venda. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário