terça-feira, 17 de novembro de 2009

05/11: Fundos seguram o mercado

Fundos especulativos compraram posições hoje e puxaram os preços futuros do café arábica na bolsa ICE Futures US, em Nova York. Os contratos mais líquidos, com vencimento em dezembro, subiram 135 pontos ou 0,96% e fecharam a 142,10 cents/lb.
O mercado acionário aquecido e operações de spread também ofereceram suporte.O mercado conseguiu manter hoje o suporte nos 139,70 cents/lb, o que estimulou as compras. Ordens automáticas de compra conduziram os preços para a máxima da sessão, a 144 cents/lb. Mas participantes do mercado embolsaram os lucros antes do fechamento e limitaram uma maior valorização.
Além disso, os principais índices de commodities registraram perdas e pesaram sobre os mercados."Foram só o café e o índice Dow Jones que fecharam com ganhos, por isso acho que faltou participação de grupos", disse Alonso Tomas, trader da Hencorp Futures, referindo-se à ausência de continuidade das compras quando as cotações se aproximaram das máximas.
Em Wall Street, o sentimento do investidor melhorou e o mercado de ações registrou ganhos. Isso aumentou o interesse de compra de commodities como o café.Um corretor disse que participantes do mercado continuaram realizar operações de spread entre os contratos dezembro e março, à medida que se aproxima o primeiro dia de notificações, em 19 de dezembro.Há rumores de o que furacão Ida provocará enormes quantidades de chuva na Nicarágua e em Honduras, com riscos de deslizamentos de terra. Embora ele possa afetar a colheita de café naqueles países, os traders não se mostraram muito preocupados. Tomas lembrou que "em comparação com o Brasil e a Colômbia, eles produzem muito pouco".De acordo com a bolsa ICE Futures US, o volume de contratos negociados hoje foi de 33,3 mil lotes, com 5,9 mil opções de compra e 1,8 mil opções de venda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário