terça-feira, 17 de novembro de 2009

09/11: Café segue outras commodities

Os preços futuros do café arábica encerraram a segunda-feira em terreno positivo na bolsa ICE Futures US, em Nova York, estimulados pela valorização de outras commodities.
Os contratos mais líquidos, com vencimento em dezembro, subiram 115 pontos ou 0,83% e fecharam a 140,05 cents/lb.
Em seu melhor momento, os futuros atingiram 142,25 cents/lb, mas participantes do mercado realizaram lucros e limitaram os ganhos.A queda do dólar combinada à valorização do petróleo e de metais preciosos ergueu os índices de commodities, que impulsionaram os preços do café. Operadores disseram que preocupações sobre as safras do Brasil e da Colômbia, além das enchentes no Vietnã, deram suporte adicional.
O analista Jack Scoville, da corretora Price Futures Group, afirmou acreditar que "vimos a fraqueza do dólar mais do que qualquer outra coisa".Ele acrescentou que "em geral, o mercado continua apertado". "Acho que há algumas preocupações legítimas sobre o que está acontecendo no Brasil. Além disso, a Colômbia está tendo chuvas menos intensas do que o esperado, o que pode prejudicar a floração", completou. A produção mundial de café 2009/10 pode ser inferior à estimada para 2008/09, de 128,1 milhões de sacas, em razão do clima adverso no Brasil e no Vietnã, segundo a Organização Internacional do Café (OIC).
As fortes chuvas que atingiram as lavouras do Brasil, maior produtor mundial da commodity, "podem afetar a qualidade da safra, assim como a floração no ano-safra 2010/11", afirmou a OIC em relatório. "O Vietnã também foi afetado pelo clima ruim, o que poderá resultar em algum impacto na safra atual."Traders continuam realizando operações de spread entre os contratos dezembro e março, à medida que se aproxima o primeiro dia de notificação, em 19 de dezembro, segundo um corretor.De acordo com a bolsa ICE Futures US, o volume estimado de contratos negociados hoje foi de 28 mil lotes, além de 5,7 mil opções de compra e 1,8 mil opções de venda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário