sábado, 19 de setembro de 2009

17/09: Café segue a maioria das commodities e fecha em alta

Os contratos futuros de café arábica na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) alcançaram máxima de cinco semanas nesta quinta-feira, puxados por compras técnicas, enquanto especuladores empurraram o mercado para uma nova série de alta, comprando notícias do programa do governo brasileiro para dar suporte aos produtores.
O vencimento para dezembro/09 subiu 185 pontos, a 136,05 cents. Esse é o nível mais alto do contrato desde 13 de agosto, quando bateu 139,40 cents.
Os futuros de café, assim como a maioria das commodities soft, foram favorecidos pelo apetite de traders ao risco. Sinais de que a economia se fortalece, as novas altas nos mercados de capitais e um dólar fraco melhoraram o sentimento no setor de commodities.
"Pegue qualquer commodity soft e você observará que já tiveram alta, enquanto o café parece que há um interesse de investimento retardatário", disse James Cordier, fundador e analista de OptionSellers.com.
Notícias de novas medidas de apoio aos cafeicultores brasileiros foram interpretadas como um pouco altista para os preços, disseram analistas e corretores. O governo pretende retirar cerca de 10 milhões de sacas de café entre a atual safra e a do ano que vem. Traders disseram, no entanto, que os preços do café devem subir, o que torna improvável que o governo tenha de comprar a totalidade do café.
Os futuros do café estão marcando novas máximas a cada sessão, atraindo mais interesse especulativo para o mercado. A recente força do real em relação ao dólar tem oferecido algum suporte aos preços na ICE. Traders altistas estão na expectativa agora de que dezembro/09 alcance 140 cents.
O mercado de café, no entanto, está ligeiramente sobrecomprado nos níveis atuais, com um índice de força relativa de 76%. Os preços estarão vulneráveis a uma realização de lucros, desde que o dólar se fortaleça, informou um corretor.
O volume de contratos em aberto subiu 272 lotes ontem, para um total de 96.557 lotes. Apenas 28 posições mantêm-se em aberto no contrato setembro/09, que vence amanhã. O volume negociado hoje foi estimado em 15.695 lotes, com 3.654 opções de compra e 2.146 opções de venda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário