Os contratos futuros de café arábica na Bolsa de Nova York (ICE Futures US), depois de operarem no terreno positivo e negativo durante a sessão, fecharam em alta, com sequência de compras especulativas, cobertura de posição vendida pelos fundos e uma força global nas commodities.
O vencimento para dezembro/09, o mais ativo, encerrou em alta de 150 pontos, a 134,60 cents. Os ganhos também foram associados à diminuição da disponibilidade de café no mercado mundial.
"Nós vimos boas compras de fundos nos últimos dias, e o pano de fundo é que há pouco café disponível. América Central e Colômbia estão, essencialmente, fora das vendas", disse Jack Scoville, analista e vice-presidente do Price Futures Group. México e América Central estão na entressafra, deixando pouco produto no mercado à vista.
Enquanto os corretores diziam que traders altistas poderiam não estar dispostos a empurrar os preços muito mais acima após ganhos acentuados na segunda-feira, um Rally generalizado nas commodities e no mercado de ações puxou o contratos de café para dezembro/09 para nova máxima de quatro semanas, a 135,20 cents.
Os preços fecharam em alta, apesar da tomada de lucro verificada no mercado. O estoque de café verde nos EUA reduziu 69.474 sacas em agosto, para um total de 5,53 milhões de sacas, informou hoje a Associação de Café Verde (GCA, na sigla em inglês).
Tecnicamente, Dezembro/09 está sobrecomprado, com um índice de força relativa de 75%, sugerindo que o mercado pode recuar, disse um analista. Um mercado é considerado sobrecomprado quando o índice de força relativa alcança pelo menos 70%.
O volume de contratos em aberto aumentou ontem 2.206 lotes, para um total de 96.014 lotes. O volume negociado hoje foi
estimado em 15.547 lotes, com 4.238 opções de compra e 2.866 opções de venda.
Os contratos futuros de café robusta na Bolsa de Londres (Liffe) fecharam em baixa. Setembro/09 caiu 0,20% (menos 3 dólares), a 1.488 dólares/t. Novembro/09 também recuou 0,20% (menos 3 dólares), a 1.502 dólares/t. As informações são da Dow Jones. Veja abaixo como ficaram as cotações do café nas bolsas de Nova York e Londres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário