domingo, 9 de agosto de 2009

08/07: Luz no fim do tunel

O mercado de café fechou com alta de 320 pontos na bolsa de NY cotado a 137,90 cents.
As negociações começaram em patamares abaixo do dia anterior, contudo, o indicador dos números de vagas criadas nos EUA surpreendeu o mercado e impulsionou os mercados de forma geral.
Aliado ao dado técnico, o mercado de café possui um fundamento que pode mudar a tendência de preços. O governo brasileiro divulgou que voltará a formar estoques de cafés, ou seja, além do leilão de opção de café realizado há alguns dias atrás, que poderá retirar no curto prazo até 3 milhões de sacas, outros tantos milhões poderão ser retirados de negociação e com certeza impulsionará os preços para novos patamares.
O leilão de opção de café realizado pela Conab deu duas alternativas para o mercado: 1) alta nas cotações;
2) retirada de 3 milhões de sacas. Isso seria suficiente para equilibrar o índice entre a oferta e a demanda ou melhora dos preços. Com essa nova medida do governo, acredita-se que inclusive poderá faltar café na entre safra.
Quem diria!?!??!? Há alguns meses atrás o comentário era de crise e quase desespero devido à safra de 2010/11 que será recorde e conseqüentemente encherá os armazéns de cafés e levaria os preços a níveis mais baixos do que os negociados até então. Agora pelo menos estamos vendo uma luz no fim do túnel. Talvez os preços não cheguem a níveis estratosféricos, mas pelo menos possa remunerar melhor a atividade cafeeira nessa safra e na próxima.
Confira as cotações dos principais ativos relacionados ao mercado de café:



Nenhum comentário:

Postar um comentário